eVENTOS/informações
A FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, vai realizar o Fórum Nacional: DemoComp – Pontes para a Democracia, na Covilhã, dia 15 de novembro de 2024, corporizando aquela que é a sua Estratégia para o Diálogo Jovem Estruturado, contando com o apoio da Agência Nacional Erasmus + JD/CES e do Município da Covilhã.
Este fórum pretende reunir cerca de 200 jovens, dirigentes, técnicos e decisores políticos de todo o país, para debater documentos fundamentais em políticas de juventude e de cidadania, partilhar boas práticas, de âmbito nacional e europeu, com o objetivo de criar uma framework de participação
DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE
12 DE AGOSTO
Dia Internacional da Juventude (DIJ), pretende assinalar o potencial transformador das pessoas jovens na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental. O tema para este ano é: “Dos Cliques ao Progresso: Percursos Digitais da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável”.
Para comemorar esta efeméride encontram-se programadas um conjunto de atividades que podes consultar em:
https://ipdj.gov.pt/-/ipdj-assinala-dia-internacional-da-juventude-em-todo-o-pais-1 e, nos próximos dias, recorrentemente, nas redes sociais do Instituto.
Podes encontrar mais informação no Portal da Juventude: https://ipdj.gov.pt/-/dia-internacional-da-juventude-2024,
A Liberdade como Bandeira
Encontro de Jovens Ativistas
O EJA é um espaço de aprendizagem, partilha e ativismo para os direitos humanos dedicado a jovens entre os 14 e os 24 anos e promovido pela Amnistia Internacional – Portugal. Este ano realiza-se em Albergaria-a-Velha de 10 a 14 de julho.
Sabe mais em ativismojovem.amnistia.pt/eja e candidata-te até 23 de junho.
Bioeconomy Youth Vision
A «Visão Juvenil da Bioeconomia» visa declarar a visão dos jovens sobre como moldar o conceito de bioeconomia e as futuras políticas de bioeconomia da UE e nacionais para alinhá-las com a nossa missão partilhada de combater as alterações climáticas e proteger a natureza. O documento aborda a bioeconomia a diferentes níveis em termos de fronteiras geográficas, modelos económicos, relevância tecnológica, sistemas educativos e envolvimento dos cidadãos, estando consciente das prioridades diferenciais e da necessidade de uma Acão política coordenada de vários lados.
Queres Flutuar como os astronautas?
A iniciativa Zero G Portugal - Astronauta por um Dia é promovido pela Agência Espacial Portuguesa e é dirigira a todos os jovens estudantes portugueses que tenham interesse no Espaço.
Se queres experimentar um voo parabólico e sentir a gravidade Zero vê como podes participar e vivenciar uma experiência única.
Rejuvenating politics
inscrições abertas
No âmbito da sua iniciativa "Política Rejuvenescedora", o Congresso das Autoridades Locais e Regionais do Conselho da Europa está a convocar candidaturas de jovens dos Estados membros do Conselho da Europa, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. Um jovem de cada um dos 46 Estados membros do Conselho da Europa será convidado pelo Congresso para: participar ativamente, como delegado juvenil, nas 44ª (21 a 23 de março de 2023) e 45ª (24 a 26 de outubro de 2023) sessões do Congresso. desenvolver o seu próprio projecto de base no seu país (sob a égide do Congresso). Os jovens delegados selecionados devem comprometer-se a participar na totalidade das duas sessões de 2023.
TEnho Voto na matéria
Unicef
A UNICEF Portugal está a desenvolver uma consulta pública junto de crianças e jovens, através de um inquérito online – www.unicef.pt/tenhovotonamateria.
Com o nome “Tenho Voto na Matéria”, esta iniciativa
resulta de um trabalho conjunto entre a UNICEF Portugal, investigadores sociais da Universidade Católica Portuguesa – Centro de Estudos e Sondagens de Opinião – e um grupo de 26 crianças e jovens. Ao longo dos últimos três anos, têm construído os inquéritos e os vários materiais que dão vida a esta iniciativa, que pretende convidar todos à reflexão e ao diálogo construtivo entre crianças e adultos sobre as nossas comunidades.
Albergaria-a-Velha
1º Prémio "Autarquia Solidária"
No âmbito do programa “AUTARQUIA SOLIDÁRIA”, o Município de Albergaria-a-Velha recebeu a distinção “Intervenção Social Crianças e Jovens 2023”, tendo ficado em primeiro lugar na categoria de 10 0001 a 30 000 habitantes. A distinção foi atribuída ontem no III Seminário Autarquias Solidárias, que decorreu na Maia.”.
Rafaela Almeida premiada em concurso Internacional
Equipa da Universidade de Aveiro liderada por Rafaela Almeida criou projeto de ponte “amiga do ambiente” para a Praia da Barra que conquistou um terceiro lugar no “2021 International Student Competition On Architectural Design
and Digital Modelling”.
Ver a notícia aqui
Prémios Criarte aej 2022
aNO eUROPEU DA jUVENTUDE
Inês Sá Costa, natural do concelho de Albergaria-a-Velha, foi uma das vencedoras do Prémio CRIARTE AEJ 2022 na categoria de Poesia.
Fica a conhecer todos os premiados aqui
Associativismo Juvenil
Escola para a Igualdade
O Projeto “Associativismo Juvenil: Escola para a Igualdade” é um projeto revolucionário para as políticas de igualdade nas organizações de juventude. É cofinanciado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, tendo a CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género como organismo intermédio.
Este projeto inicia com uma campanha nacional de sensibilização e auscultação de jovens para recolha de propostas de ação a implementar nas organizações de juventude mas tem como objetivo último elaborar um diagnóstico de igualdade das organizações e depois munir as mesmas de ferramentas para implementarem uma real e efetiva igualdade, ou seja, pretende capacitar as associações juvenis e organizações de juventude do 3º setor para a aquisição de comportamentos igualitários e inclusivos na prática dos seus projetos e atividade.
Assim, prevê a criação de uma rede de parcerias a nível nacional (ONG, setor público e académico) e a criação de produtos que permitam às organizações reformular a sua estruturação e implementar boas práticas, sendo estes o Quiz de Diagnóstico e o Manual para a Igualdade e Não Discriminação nas Organizações de Juventude. A capacitação das organizações e seus agentes (voluntários/as, dirigentes, funcionários/as) permite a implementação de projetos que contribuem com ações para comunidades que encaram a diferença como uma riqueza nas relações sociais.
O projeto desenvolve ainda workshops de capacitação através da educação não formal e ferramentas técnico-pedagógicas (criadas neste projeto), assim como um seminário final para promover o trabalho em rede entre especialistas, profissionais e ONG.
Município de Albergaria participa no Programa Europeu Start The Change
Start the Change é um projeto cofinanciado pela Comissão Europeia que visa sensibilizar os cidadãos europeus para a importância de um esforço conjunto para contribuir para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a paz e a prosperidade para todos, conforme estabelecido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Nações Unidas. O Start the Change visa: – propor um modelo educacional replicável para aumentar o engajamento de estudantes e jovens em suas comunidades; – dar aos jovens ferramentas para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo e se engajar ativamente nas questões de migração e desenvolvimento, a partir de suas experiências práticas; – fortalecer as redes entre escolas, organizações e autoridades locais.”
Erasmus Quality Standards - mobility projects - VET, adults, schools
Organisations implementing mobility activities must adhere to a common set of Erasmus quality standards.
These standards are applicable for the years 2021-2027.
The standards exist to ensure good mobility experience and learning outcomes for all participants, and to make sure that all organisations receiving the programme’s funding are contributing to its objectives.
This document contains
-
basic principles
-
good management practices
-
how to provide quality and support to participants
-
how to share results and knowledge about the programme
aGENDA PARA A INOVAÇÃO DAS POLÍTICAS DE JUVENTUDE 2020-2030
No passado dia 18 de junho, o Município de Albergaria-a-Velha, esteve presente em Ovar, onde se realizou a conferência, promovida pela Fnaj denominada "Agenda para a inovação das políticas de Juventude 2020-2030." A conferência contou com a participação da Dr.ª Sónia Paixão, Vice-Presidente do IPDJ; com o Dr. João Costa, Secretário de Estado Adjunto da Educação e Dr. Mário Campolargo, Direção Geral de Informática da Comissão Europeia.
De uma forma global, permitiu dotar os participantes das políticas que se avizinham no que concerne à transição digital.