top of page

eVENTOS/informações

Encontro Nacional de Juventude 2023.png

Encontro Nacional de Juventude
GUIMARÃES 2023
24-25-26 FEVEREIRO

O Encontro Nacional de Juventude é um encontro para jovens de todo o país, organizado pelo Conselho Nacional de Juventude, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e com o Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Vai ter lugar nos dias 24, 25 e 26 de Fevereiro, no Multiusos de Guimarães.
Qualquer jovem pode participar.

O Encontro Nacional da Juventude 2023 será construído à imagem da juventude que convida: com a energia e a vontade que marcam os jovens em Portugal.
Servirá para reflectir acerca dos problemas que afectam a juventude, como a educação, a igualdade, o ambiente, o trabalho e a habitação; e procurar desenvolver soluções através do debate e da troca de experiências de cada um, e vai contar com actividades lúdicas, bancas das organizações-membro, presença de várias associações juvenis de todo o país, festas e debates e ainda com o encerramento do Ano Europeu da Juventude.

FNAJ.png

Associativismo Juvenil
Escola para a Igualdade

O Projeto “Associativismo Juvenil: Escola para a Igualdade” é um projeto revolucionário para as políticas de igualdade nas organizações de juventude. É cofinanciado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, tendo a CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género como organismo intermédio.

Este projeto inicia com uma campanha nacional de sensibilização e auscultação de jovens para recolha de propostas de ação a implementar nas organizações de juventude mas tem como objetivo último elaborar um diagnóstico de igualdade das organizações e depois munir as mesmas de ferramentas para implementarem uma real e efetiva igualdade, ou seja, pretende capacitar as associações juvenis e organizações de juventude do 3º setor para a aquisição de comportamentos igualitários e inclusivos na prática dos seus projetos e atividade.

Assim, prevê a criação de uma rede de parcerias a nível nacional (ONG, setor público e académico) e a criação de produtos que permitam às organizações reformular a sua estruturação e implementar boas práticas, sendo estes o Quiz de Diagnóstico e o Manual para a Igualdade e Não Discriminação nas Organizações de Juventude. A capacitação das organizações e seus agentes (voluntários/as, dirigentes, funcionários/as) permite a implementação de projetos que contribuem com ações para comunidades que encaram a diferença como uma riqueza nas relações sociais.

O projeto desenvolve ainda workshops de capacitação através da educação não formal e ferramentas técnico-pedagógicas (criadas neste projeto), assim como um seminário final para promover o trabalho em rede entre especialistas, profissionais e ONG.

Imagens de Destaque.png

Rejuvenating Politics inatiative

Estão abertas as candidaturas para a edição de 2023 do "Congress Of Local and Regional Authorities". Participa!

Lê aqui o testemunho da Sofia 

StartTheChange-logo
StartTheChange-logo

press to zoom
StartTheChange-logo
StartTheChange-logo

press to zoom
1/1

Município de Albergaria participa no Programa Europeu Start The Change

Start the Change é um projeto cofinanciado pela Comissão Europeia que visa sensibilizar os cidadãos europeus para a importância de um esforço conjunto para contribuir para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a paz e a prosperidade para todos, conforme estabelecido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Nações Unidas. O Start the Change visa: – propor um modelo educacional replicável para aumentar o engajamento de estudantes e jovens em suas comunidades; – dar aos jovens ferramentas para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo e se engajar ativamente nas questões de migração e desenvolvimento, a partir de suas experiências práticas; – fortalecer as redes entre escolas, organizações e autoridades locais.”

Erasmus+
Erasmus+

press to zoom
Erasmus+
Erasmus+

press to zoom
1/1

Erasmus Quality Standards - mobility projects - VET, adults, schools

Organisations implementing mobility activities must adhere to a common set of Erasmus quality standards.

These standards are applicable for the years 2021-2027.

The standards exist to ensure good mobility experience and learning outcomes for all participants, and to make sure that all organisations receiving the programme’s funding are contributing to its objectives.

This document contains

  • basic principles

  • good management practices

  • how to provide quality and support to participants

  • how to share results and knowledge about the programme

IMG_20210618_113327
IMG_20210618_113327

press to zoom
IMG_20210618_112327
IMG_20210618_112327

press to zoom
IMG_20210618_110830
IMG_20210618_110830

press to zoom
IMG_20210618_113327
IMG_20210618_113327

press to zoom
1/7

aGENDA PARA A INOVAÇÃO DAS POLÍTICAS DE JUVENTUDE 2020-2030

No passado dia 18 de junho, o Município de Albergaria-a-Velha, esteve presente em Ovar, onde se realizou a conferência, promovida pela Fnaj denominada "Agenda para a inovação das políticas de Juventude 2020-2030." A conferência contou com a participação da Dr.ª Sónia Paixão, Vice-Presidente do IPDJ; com o Dr. João Costa, Secretário de Estado Adjunto da Educação e Dr. Mário Campolargo, Direção Geral de Informática da Comissão Europeia.

 

De uma forma global, permitiu dotar os participantes das políticas que se avizinham no que concerne à transição digital.

bottom of page